Artigo da seção pessoas Márcio Scavone

Márcio Scavone

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deMárcio Scavone: 08-12-1952 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Austregésilo de Athayde , 1992 , Márcio Scavone
Reprodução fotográfica do artista

Biografia

Márcio Rubens Teixeira Scavone (São Paulo, São Paulo, 1952). Fotógrafo. Entre 1969 e 1970, trabalha como assistente no estúdio do fotógrafo Marcel Giró, ex-integrante do Foto Cine Clube Bandeirantes - FCCB, em São Paulo. Em seguida, transfere-se para Londres, onde cursa a Faculdade de Fotografia do Ealing Technical College. Retorna ao Brasil em 1977 e abre um estúdio na capital paulista. Nos anos 1980, destaca-se na área publicitária, participa da fundação da Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade - Abrafoto e realiza exposição individual no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em 1982. Passa a ser conhecido sobretudo pelos retratos de empresários e celebridades depois de ter uma série de fotos de personalidades publicadas na revista Vogue, em 1992. De 1992 a 1994, reside em Lisboa e atua no mercado editorial. Assina uma coluna sobre estética e história da fotografia na revista Íris entre 1995 e 1996. Em 1998, está entre os cinqüenta fotógrafos escolhidos para participar da edição comemorativa dos 50 anos da Hasselblad, marca sueca de câmera. De 1994 a 2001, mantém uma seção fixa de retratos na revista Carta Capital. Recebe diversos prêmios na área de publicidade, entre eles o Clio Awards e o Leão de Ouro, em Cannes. É autor dos livros Márcio Scavone e Entre a Sombra e a Luz, 1997; Luz Invisível, 2002; e A Cidade Ilustrada, 2004.

Análise

Conhecido, principalmente, por seus retratos de personalidades, Márcio Scavone faz também fotos em preto-e-branco que, apesar de não constituírem séries sobre um assunto específico, se caracterizam por atribuir importância (ou um valor afetivo) a objetos e cenas do cotidiano. Ao isolar as coisas do fluxo dos acontecimentos diários e ao transformar sua aparência em imagens, a fotografia embeleza aquilo que registra.1 Scavone investe nessa peculiaridade técnica enfocando, por exemplo, xícaras, ruas vazias, latas de lixo, mictórios e lençóis amassados. Sua atenção está voltada para o modo como a luz incide sobre a matéria, pois, além de revelar ou ocultar detalhes, ela é capaz de conferir uma aura (a sensação de que ali se revela algo especial, único e verdadeiro) às situações triviais.

Nos retratos, cria uma atmosfera de naturalidade simulando flagrantes de momentos íntimos em que celebridades como as atrizes Marieta Severo e Fernanda Montenegro, muitas vezes, interpretam emoções. O olhar direto encarando a câmera denota a idéia de confiança e cumplicidade entre o fotógrafo e o retratado. Scavone manipula a persona do modelo mostrando-o junto a objetos e cenários que remetem a sua profissão ou, ao contrário, criando situações inusitadas que aludem a sua vida privada.

Nota

1. Ver: SONTAG, Susan. O heroísmo da visão. In: ______. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

 

Outras informações de Márcio Scavone:

  • Outros nomes
    • Márcio Rubens Teixeira Scavone
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Márcio Scavone: (9) obras disponíveis:

Exposições (41)

Artigo sobre 40 Anos Apae

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início40 Anos Apae : 08-05-2001  |  Data de término | 24-06-2001
Resumo do artigo 40 Anos Apae :

Caixa Cultural (Bela Vista, São Paulo, SP)

Todas as exposições

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (9)

  • CARBONCINI, Anna (Coord.). Coleção Pirelli/ MASP de Fotografias: v. 8. Versão em inglês Kevin M. Benson Mundy. São Paulo: MASP, 1998.
  • FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Revista IrisFoto, abril 1988
  • MOREIRA, Luciene (coord.); SOUZA, Suely (coord.). Retratos. Curadoria Rosely Nakagawa. São Paulo: Casa da Fotografia Fuji, 2002. [32] p., il. p&b color.
  • PERSICHETTI, Simonetta. O Estado de S. Paulo. Caderno 2
  • PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira. São Paulo: Estação Liberdade : Senac, 2000. 190 p., il. color.
  • SCAVONE, Márcio. Cidade Ilustrada. Versão em inglês Alison Entrekin; texto Rubens Fernandes Júnior, Ignácio de Loyola Brandão, James Scavone. São Paulo: Alice Publishing Editora, 2004. 192 p., il. p&b. color.
  • SCAVONE, Márcio. Entre a sombra e a luz. Texto Antonio Tabucchi. São Paulo: DBA, 1997. 191 p., il. p&b, color
  • SCAVONE, Márcio. Luz invisível. São Paulo: DBA, 2002. 200 p., il. p&b., color
  • SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo:Companhia das Letras, 2004. 224 p., il. p&b.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MÁRCIO Scavone. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13024/marcio-scavone>. Acesso em: 17 de Nov. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7