Artigo da seção pessoas Fábio Zanon

Fábio Zanon

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deFábio Zanon: 06-03-1966 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Jundiaí)

Biografia
Fábio Pedroso Zanon (Jundiaí, SP, 1966). Violonista, arranjador, concertista e professor. Descobre o violão com o pai, aos oito anos de idade. Aos 13, torna-se aluno de Antônio Guedes, que o acompanha até seus primeiros recitais, aos 16, em Jundiaí. Em 1982, participa de cursos de férias, como o Seminário Internacional de Violão Palestrina e o Camping Musical Bariloche (ambos com Miguel Angel Girollet). Dois anos mais tarde ingressa no bacharelado de composição da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), seguindo paralelamente regência, na universidade, e violão, particularmente, com Henrique Pinto. Com a criação do curso de violão e a contratação de Edelton Gloeden pelo departamento de música da ECA/USP, Zanon troca de especialização e se forma em instrumentação musical, em 1987. Nesse período começa a participar de concursos nacionais, e vence, aos 18 anos, o Concurso Jovens Solistas com a Orquestra Experimental de Repertório, que o leva a se apresentar pela primeira vez com uma orquestra. É um dos vencedores do Concurso Sul América, no Rio de Janeiro, em 1986, e finalista do Prêmio Eldorado, em São Paulo, em 1987. Nesse ano classifica-se em terceiro lugar no Toronto International Competition, no Canadá. A partir daí, segue a carreira de solista em recitais e orquestras pelo Brasil (Brasília, Vitória, Recife).

Em 1991 parte para a Inglaterra para realizar o mestrado na Royal Academy of Music/Universidade de Londres, com orientação de Michael Lewin, seguindo, como segunda formação, regência com Denise Ham e assistindo a cursos com violonistas como Julian Bream. Retorna aos palcos em 1995 com um concerto no Wigmore Hall, em Londres, e, em 1996, vence o 30º Concurso Francisco Tárrega, na Espanha, e o 14º Guitar Foundation of America (GFA), nos Estados Unidos. Como resultado dessas vitórias, grava os primeiros CDs e faz turnê de 56 concertos pelos Estados Unidos. No ano seguinte recebe o Prêmio Moinho Santista, um dos mais importantes estímulos à produção intelectual brasileira, nunca antes outorgado a um instrumentista.

Apresenta-se pela primeira vez diante de uma orquestra internacional, em 1998, interpretando o Concerto de Piazzolla para Violão e Bandoneón, com a Orquestra Filarmônica de Londres. Desde então, realiza trabalhos em mais de 45 países em salas como a Royal Festival Hall, em Londres, o Philharmonie, em São Petersburgo, e o Concertgebouw, em Amsterdã, reunindo um repertório de mais de 40 peças para violão e orquestra, a estreia de um número considerável de obras (Lina Pires de Campos, Ronaldo Miranda, Jan van der Roost) - algumas a ele dedicadas - e a gravação de CDs que são reconhecidos como referência pela crítica especializada, principalmente Heitor Villa-Lobos e o compositor italiano Domenico Scarlatti (1985 - 1757). Entre os prêmios mais recentes, destacam-se o Carlos Gomes (2005), Diapason d'Or (França, 2008) e Bravo! (2010). Como pedagogo, ministra master classes em escolas como a Julliard, em Nova York, e o Conservatório Gnessin, em Moscou, e desde 2008 é professor visitante da Royal Academy of Music. Além disso, vem desenvolvendo, nos últimos anos, trabalhos como radialista, escrevendo e apresentando O Violão Brasileiro (2006-2008), pela Rádio Cultura; regente, desde 2006; e escritor (Folha Explica: Villa-Lobos).

Comentário Crítico
Para Fábio Zanon, o processo de formar-se como instrumentista está intimamente conectado à busca do autoconhecimento. O recital é o espaço no qual ele se reconhece. É uma busca incessante para exprimir, através da música, a própria essência. Esse caminho funde-se à história de seu aprendizado musical. O instrumentista analisa o que capta de cada um de seus mestres. Com Antônio Guedes, aprende o fundamento técnico e musical para poder exprimir-se pelo violão, com toda a intensidade emocional e os excessos/imprecisões para com o texto musical suscitados por ela. A essa primeira formação, juntam-se o polimento de sua técnica instrumental adquirida com Henrique Pinto e a consciência de uma leitura detalhada da partitura e de seus equilíbrios formais praticada com Edelton Gloeden, fraseado, utilização das dinâmicas, classificada por Zanon como um "ascetismo da abordagem musical que consegue disciplinar o seu excesso de temperamento".1

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Fábio Zanon:

  • Outros nomes
    • Fábio Pedroso Zanon
  • Habilidades
    • Violonista
    • arranjador
    • professor

Fontes de pesquisa (10)

  • FÁBIO Zanon. In: Músicos do Brasil: uma enciclopédia instrumental. Disponível em: http://musicosdobrasil.com.br/Fábio-zanon. Acesso em: 20 maio 2012.
  • NESTROVSKI, Arthur. Fábio Zanon reinventa as sonatas de Scarlatti. Folha de S. Paulo. São Paulo, 23 mar. 2007. Ilustrada.
  • ZANON, Fábio. "101. Fábio Zanon I". Violão com Fábio Zanon. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. São Paulo: Rádio Cultura FM, janeiro de 2007. Disponível em: http://vcfz.blogspot.fr/2007/12/101-fbio-zanon.html. Acesso em: 20 maio 2012.
  • ZANON, Fábio. "102. Fábio Zanon II". Violão com Fábio Zanon. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. São Paulo: Rádio Cultura FM, janeiro de 2007. Disponível em: http://vcfz.blogspot.fr/2007/12/102-fbio-zanon-ii.html. Acesso em: 20 maio 2012.
  • ZANON, Fábio. "103. Fábio Zanon III". Violão com Fábio Zanon. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. São Paulo: Rádio Cultura FM, janeiro de 2007. Disponível em: http://vcfz.blogspot.fr/2007/12/103.html. Acesso em: 20 maio 2012.
  • ZANON, Fábio. "104. Fábio Zanon IV". Violão com Fábio Zanon. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. São Paulo: Rádio Cultura FM, janeiro de 2007. Disponível em: http://vcfz.blogspot.fr/2007/12/104-fbio-zanon-iv.html. Acesso em: 20 maio 2012.
  • ZANON, Fábio. "A song to the Earth". In: Mountain Songs, Music for flute and guitar by Beaser, Castelnuovo-Tedesco, Haug and Moyse. Encarte do CD, CDE84540. Inglaterra: Meridian Records, 2008. Disponível em: http://www.meridian-records.co.uk/pdf/540barboza_and_zanon.pdf. Acesso em: 20 maio 2012.
  • ZANON, Fábio. Fábio Zanon. Paris/São Paulo: [s.n.], 2012. Entrevista concedida a Tatiana Catanzaro.
  • ZANON, Fábio. Villa-Lobos. São Paulo: Publifolha, 2009 (Coleção Folha Explica nº 82).
  • ZANON, Fábio. Violão com Fábio Zanon. Arquivo dos programas de violão clássico apresentados por Fábio Zanon e transmitidos originalmente pela Rádio Cultura FM de São Paulo. São Paulo: Rádio Cultura FM, janeiro de 2007. Disponível em: http://vcfz.blogspot.fr. Acesso em: 20 maio 2012.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FÁBIO Zanon. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12851/fabio-zanon>. Acesso em: 20 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7