Artigo da seção pessoas Leopoldo Plentz

Leopoldo Plentz

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deLeopoldo Plentz: 22-05-1952 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)
Imagem representativa do artigo

Pedra de Amolar, Joinville SC , 1987 , Leopoldo Plentz

Biografia

José Leopoldo Plentz (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1952). Fotógrafo e artista plástico. Gradua-se em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS), em Porto Alegre, em 1980. Nesse período, estuda gravura no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Fotografa desde 1975, dedicando-se a trabalho autoral e à documentação de bens culturais. A primeira exposição individual acontece em 1979, exibindo conjunto de gravuras no Museu da Gravura de Bagé, Rio Grande do Sul. Entre 1980 e 1990, coordena o Gabinete de Fotografia da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Nesse período, participa de diversas exposições coletivas e realiza suas primeiras mostras individuais de fotografia. Em 1984, é contemplado com a Bolsa Marc Ferrez, concedida pelo Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Artes (INFoto/Funarte). De 1990 a 1996, integra a equipe do Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Atua como professor de fotografia do Curso de comunicação social da Universidade de Passo Fundo, entre 1996 e 1998. Nesse ano, recebe o Prêmio Gaúcho de fotografia, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2001, é contemplado com o Prêmio Icatu e, no ano seguinte, com a Bolsa Vitae de Artes, para dar continuidade ao projeto Cidades Visíveis. Em 2007, recebe o Prêmio Pestana, em Portugal, concedido por meio do concurso internacional de fotografias Niemeyer 100 anos.  Em 200, torna-se  professor do Centro de Fotografia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), em Porto Alegre.

Análise

Leopoldo Plentz inicia sua carreira como fotógrafo, na década de 1970, dedicando-se à fotografia de arquitetura e ao registro de bens culturais. Nesse período, realiza também algumas fotografias de paisagens urbanas e rurais. Quando desenvolve um trabalho autoral mais definido, nota-se uma característica incomum ao tipo de fotografia com que começa sua produção: o plano fechado. Em ensaios como Erótica (1991) e Simulacro (1998) as imagens são tomadas de ângulos muito próximos aos objetos, como se o fotógrafo quisesse oferecer ao espectador a possibilidade de penetrar em seus detalhes, sentir suas texturas. Um dos objetivos de Plentz nessas pesquisas parece ser explorar a capacidade inerente à fotografia de atrair e provocar o olhar, “recortando” um fragmento do mundo. A natureza desses fragmentos “recortados”, porém, é variável. Em Erótica, sequências de imagens exibem partes de uma cama desfeita, com roupas e lençóis amassados, evocando o erotismo pela ausência dos corpos. Já em Simulacro, o artista faz “fotografias de coisa nenhuma”, como sugere o subtítulo do catálogo da mostra: um papel amassado no chão, paredes descascadas, um fragmento de portão de ferro, uma pia no canto de um banheiro, um quadro de energia. Embora “de coisa nenhuma”, as imagens são compostas com rigor formal. No catálogo da mostra, as fotografias são acompanhadas por versos de Fernando Pessoa (1888-1935)  – um deles diz “O essencial é saber ver”– e Oscar Wilde (1854-1900) sobre o ato de olhar, reforçando o convite a descobrir, nas imagens, a poesia contida em detalhes daquilo que muitas vezes olhamos, mas não vemos.

Outras informações de Leopoldo Plentz:

  • Outros nomes
    • José Leopoldo Plentz
  • Habilidades
    • fotógrafo
    • gravador
    • artista plástico

Obras de Leopoldo Plentz: (8) obras disponíveis:

Exposições (30)

Artigo sobre Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1989 : Washington D.C,, Estados Unidos)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioImages of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1989 : Washington D.C,, Estados Unidos): 20-06-1989  |  Data de término | 26-08-1989
Resumo do artigo Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1989 : Washington D.C,, Estados Unidos):

Museum of Modern Art of Latin America (Washington, DC, Estados Unidos)

Artigo sobre Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : Nova York, Estados Unidos)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioImages of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : Nova York, Estados Unidos): 15-02-1990  |  Data de término | 29-04-1990
Resumo do artigo Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : Nova York, Estados Unidos):

The Bronx Museum of the Arts (Nova York, Estados Unidos)

Artigo sobre Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : San Juan, Porto Rico)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioImages of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : San Juan, Porto Rico): 01-06-1990  |  Data de término | 22-07-1990
Resumo do artigo Images of silence : photography from Latin America and the Caribbean in the 80s (1990 : San Juan, Porto Rico):

Museo de Arte Contemporáneo de Puerto Rico (San Juan, Porto Rico)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (11)

  • ARTE gaúcha contemporânea. Porto Alegre: Casa de Cultura Mário Quintana, 1991. 70 p., il. p&b. p.47
  • CARBONCINI, Anna (coord.). Coleção Pirelli/MASP de Fotografias: v. 3. Introdução Piero Sierra, Fábio Magalhães; versão em inglês Kevin M. Benson Mundy; texto Thomaz Farkas. São Paulo: MASP, 1993. 72 p., il. p&b. color.
  • CENTRO de Fotografia ESPM. São Paulo. Disponível em: < http://foto.espm.br/index.php/professores/ >. Acesso em: 15 maio 2013.
  • COLEÇÃO Pirelli/ Masp de Fotografia. São Paulo. Disponível em:< http://www.colecaopirellimasp.art.br/autores/44 >. Acesso em: 15 maio 2013.
  • EXPOSIÇÃO Aquisições 1999-2002. Projeto Fábio Luiz Borgetti Coutinho. Porto Alegre: MARGS, 2002.
  • MARGS. Disponível em: . Acesso em: 9 nov. 2011. Não catalogado
  • PAIVA, Joaquim (Org.). Visões e alumbramentos: fotografia contemporânea Brasileira na coleção Joaquim Paiva. São Paulo: BrasilConnects, 2002.
  • PLENTZ, Leopoldo. Efêmeras. Texto Luiz Carlos Felizardo. Porto Alegre: MARGS, 1999.
  • PLENTZ, Leopoldo. Erótica. São Paulo: MIS, 1991. 4 p., il. p&b.
  • PLENTZ, Leopoldo. Simulacro ou fotografias de coisa nenhuma. Porto Alegre: Usina do Gasômetro-Galeria dos Arcos, 1998.
  • RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker; BECKER, Paulo Ricardo (org.). Memória. Jornadas literárias de Passo Fundo: 20 anos de história, 4. Passo Fundo: UPF: Edelbra, 2001.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • LEOPOLDO Plentz. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10582/leopoldo-plentz>. Acesso em: 19 de Jun. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7