Artigo da seção pessoas Penna Prearo

Penna Prearo

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePenna Prearo: 30-09-1949 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Roque)
Imagem representativa do artigo

Olhos sobre a Tela, São Paulo SP , 1992 , Penna Prearo

Biografia

Ariovaldo Carlos Prearo (São Roque, São Paulo, 1949). Fotógrafo. Autodidata, inicia a carreira profissional em 1972, registrando shows musicais e peças de teatro. Desde então, trabalha como autônomo nas áreas de fotografia editorial e de publicidade e se destaca na produção de capas de discos. Colabora com revistas como Placar, Show Bizz, Trip, Caras e Saúde, e com o jornal O Estado de S. Paulo. Entre 1990 e 1993, é responsável pelo estúdio fotográfico do jornal Folha de S. Paulo. Em paralelo, desenvolve ensaios em que agrega à fotografia características da pintura e do teatro, pois trabalha com situações encenadas cujos resultados são imagens borradas e de cores saturadas. Em 1978, expõe no 1º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, no México e, no ano seguinte, na 1ª Trienal de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, entre outras mostras. Realiza a individual Olho por Olho, com nus femininos mascarados, ou com o rosto oculto, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, em 1993. Em seguida, desenvolve a série São Todos Filhos de Deus, com fotos de grupos de pessoas portando o retrato de Jesus Cristo na face, como se fossem máscaras. Recebe o prêmio aquisição do J.P. Morgan de Fotografia, em 1999.

Análise

No trabalho de Penna Prearo, a fotografia não é somente uma maneira de registrar a aparência das coisas e situações cotidianas, mas uma ferramenta para a criação de cenas fictícias que parodiam a realidade. Suas seqüências lembram fragmentos de narrativas não-lineares e remetem à cultura underground e, por vezes, suburbana da cidade de São Paulo.

O artista produz imagens encenadas em que é comum o mascaramento dos personagens. Confere um aspecto pictórico às fotografias trabalhando com cores saturadas e formas borradas, cujas manchas de luz parecem pinceladas gestuais. As figuras estão quase sempre solitárias e parecem alheias ao seu entorno, como na foto da mulher sentada no chão de um quarto vazio com a silhueta da cidade ao fundo, da série Olhos sobre Tela, 1991/1994.

Em São Todos Filhos de Deus, 1999, ele mostra grupos de pessoas portando o retrato de Jesus Cristo na frente do rosto, como se todos se escondessem por trás da mesma máscara ou crença. As fotos parecem feitas por um amador e registram circunstâncias a princípio triviais: uma família que se refresca numa banheira de plástico no quintal de casa e um time de futebol, por exemplo. No entanto, as imagens são comentários irônicos sobre a padronização de comportamentos, idéias e aspirações.

Outras informações de Penna Prearo:

  • Outros nomes
    • Ariovaldo Carlos Prearo
    • Pena Prearo
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Penna Prearo: (12) obras disponíveis:

Exposições (39)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (4)

  • FARIAS, Agnaldo. Penna Prearo. Olho na mira. In: PREARO, Penna. Olho por olho. Apresentação Agnaldo Farias. São Paulo: MAC, 1993. , il. color.
  • PENNA PREARO. Fotosite. Disponível em: [http://fotosite.terra.com.br/portfolios/penna.swf]. Acesso em: março 2006.
  • PENNA PREARO. Site do Artista. São Paulo, s.d. Disponível em: [http://www.matemart.com.br/penna/index.htm]. Acesso em: março 2006.
  • SAMPA! : fotografias de São Paulo = fotografie uit São Paulo = fotografie aus São Paulo. Tradução Gudrun Klasen, V. L. Dutra de Lucena; prefácio Stijn Huijts; introdução Helouise Costa; texto Peter Fransman. Sittard: Museu Municipal Het Domein, 1996. s.p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PENNA Prearo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10429/penna-prearo>. Acesso em: 15 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7