Artigo da seção pessoas Rosângela Rennó

Rosângela Rennó

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deRosângela Rennó: 19-11-1962 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte)
Imagem representativa do artigo

Cascata , 2006 , Rosângela Rennó
Frame do vídeo Cascata de Rosângela Rennó/divulgação

Biografia
Rosângela Rennó Gomes (Belo Horizonte MG 1962). Artista intermídia, fotógrafa. Forma-se em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em 1986, e em artes plásticas pela Escola Guignard, em 1987. No final da década de 1980, cria suas primeiras obras, que têm como base fotografias de álbuns de família. Entre 1991 e 1993, integra o Visorama, grupo de estudos de arte contemporânea. Em suas fotografias, objetos, vídeos e instalações, a artista aborda discussões acerca da natureza da imagem. Realiza trabalhos com base em fotos 3 x 4, produzidas em estúdios populares. Em 1992, inicia o projeto Arquivo Universal, um banco de dados virtual, composto por trechos de textos jornalísticos, que contêm referências a imagens fotográficas. Em paralelo, trabalha com fotografias obtidas em arquivos públicos e privados, como as imagens de presos do extinto Departamento de Medicina e Criminologia, pertencentes ao Museu Penitenciário Paulista. Titula-se doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, em 1997. Recebe bolsas da Civitella Ranieri Foundation, de Umbertide, Itália, em 1995; da Fundação Vitae, em 1998; e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, de Nova York, em 1999. Em 2003, é publicado o livro Rosangêla Rennó: [O Arquivo Universal e Outros Arquivos], pela Cosac & Naify.

Comentário Crítico
Rosângela Rennó compõe sua obra pela apropriação de imagens e textos de autores anônimos. Em 1985, realiza o trabalho Hora do Ângelus, em que combina desenho e fotografia. Conclui o curso de artes plásticas em 1987. A partir daí trabalha com peças agrupadas em séries. Na série Conto de Bruxas (1988), subverte as ilustrações de histórias infantis e lhes dá um caráter surrealista. Em 1988, cria a série Pequena Ecologia da Imagem, em que, pela primeira vez, se apropria de fotografias de autores anônimos. As obras de sua individual de 1989, Anti-Cinema - Veleidades Fotográficas, na Sala Corpo de Exposições, em Belo Horizonte, são feitas com manipulação de fotogramas de cinema recolhidos de arquivos.

Muda-se para o Rio de Janeiro em 1989. Passa a utilizar fotografias como matéria para a composição de objetos e progressivamente adquire interesse pelo espaço. Trabalha com publicações, como O Grande Livro do Adeus (1989) e Private Eye (1992). Também utiliza fotografias em trabalhos lúdicos, como Puzzles (1990). Depois de 1991, faz instalações, como Duas Lições de Realismo Fantástico (1991) e Atentado ao Poder (1992). O crítico de arte Paulo Herkenhoff comenta que, na época, a temática da artista desloca-se "dos conflitos da esfera privada para os da esfera pública ou coletiva".1 Dialoga com a obra de artistas como Christian Boltanski (1944) e John Baldessari (1931).

Em 1993, inicia o projeto Arquivo Universal. Nesta série, substitui as imagens por notícias sobre a fotografia. Em outras instalações, combina imagem e texto, como em In Oblivionem (1994/1995). São textos que falam da imagem ausente. A manipulação dos significados da escrita guarda relação com o trabalho do artista norte-americano Joseph Kosuth (1945). Em 1994, participa da 22a Bienal Internacional de São Paulo com a instalação Candelária. Na série Cicatriz, de 1996, trabalha com imagens recolhidas do Museu Penitenciário Paulista. Negativos do mesmo arquivo são utilizados no conjunto Vulgo, de 1998. Em 2003, participa da Bienal de Veneza e monta retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro, com trabalhos de 1990 a 2003. Entre eles, mostra a série Bibliotheca (2002), feita com imagens recolhidas de álbuns fotográficos de anônimos. Esta série é exibida, no mesmo ano, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, e na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo.

 

Notas
1 HERKENHOFF, Paulo. Rennó ou a beleza e o dulçor do presente. In: RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó. São Paulo: Edusp, 1998. (Artistas da Usp, 9). p. 136.

Outras informações de Rosângela Rennó:

  • Outros nomes
    • Rosângela Rennó Gomes
    • Rosângela Renno
  • Habilidades
    • arquiteto
    • fotógrafo
    • escultor
    • artista visual

Obras de Rosângela Rennó: (24) obras disponíveis:

Título da obra: Hipocampo

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoHipocampo : 1992
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato/Cortesia Galeria Camargo Vilaça

Título da obra: Imemorial

Artigo da seção obras
Temas da obra: Artes visuais  
Data de criaçãoImemorial : 1994
Autores da obra:
Imagem representativa da obra
Legenda da imagem representativa:

Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato/Cortesia Galeria Camargo Vilaça

Todas as obras de Rosângela Rennó:

Exposições (303)

Artigo sobre Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco (40. : 1987 : Recife, PE : Galeria Metropolitana de Arte Aluízio Magalhães)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioSalão de Arte Contemporânea de Pernambuco (40. : 1987 : Recife, PE : Galeria Metropolitana de Arte Aluízio Magalhães): 06-11-1987  |  Data de término | 06-12-1987
Resumo do artigo Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco (40. : 1987 : Recife, PE : Galeria Metropolitana de Arte Aluízio Magalhães):

Todas as exposições

Eventos relacionados (6)

Fontes de pesquisa (22)

  • SEMANA DE ARTE DE LONDRINA (6. : 2000: Londrina, PR), MOREIRA, Maria Carla Guarinello de Araujo (coord.). Possíveis imagens: [fotografia contemporânea]. Apresentação Maria Carla G. de Araujo Moreira; curadoria Angela Magalhães, Nadja Peregrino; texto Nadja Peregrino, Angela Magalhães. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2000.
  • APROPRIAÇÕES 91. Curadoria Tadeu Chiarelli; fotografia Romulo Fialdini; tradução Vera Godoy Luisi. São Paulo: Paço das Artes, 1991.
  • ARTE e artistas plásticos no Brasil 2000. Posfácio Luiz Armando Bagolin. São Paulo: Meta, 2000. 227 p.
  • BRASIL. Plural y singular. Apresentação Laura Buccellato; curadoria Laura Buccellato, Clelia Taricco; texto Clelia Taricco. Buenos Aires: MAMba, 2000.
  • CHIARELLI, Tadeu. The object in emerging Brazilian art. Review: Latin American Literature and Arts, New York, n.44, p.45-53, Jan./June 1991.
  • ESPELHOS e sombras. Apres. Eduardo A. Levy Jr. Texto de Aracy Amaral. São Paulo: MAM; Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994/1995.
  • FABRIS, Annateresa. L´indizio negato. In: BIENNALE DI VENEZIA, 45.,1993. Aperto´93. Milano: Flash Art, 1993.
  • Guia das Artes n.32 (São Paulo: julho 1993)
  • GUIGNARD: 50 anos de uma escola de arte. Apresentação Piti. Belo Horizonte: Vidya Galeria de Arte, 1994.
  • HERKENHOFF, Paulo (org.), PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. Texto Paulo Herkenhoff, Paulo Rogério de Oliveira Reis, Simone Landal, Adriano Pedrosa, Veronica Cordeiro, Geraldo Leão, Ana González, Milú Villela, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais. São Paulo: Takano, 2000.
  • HERKENHOFF, Paulo. Construção do sujeito. Guia das Artes, São Paulo, n.32, p.12-13, jul. 1993.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO (2000: SÃO PAULO, SP), AGUILAR, Nelson (org.), SASSOUN, Suzanna (coord.). Arte Contemporânea. Curadoria geral Nelson Aguilar; curadoria Nelson Aguilar, Franklin Espath Pedroso; apresentação Edemar Cid Ferreira. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • O ESPÍRITO da nossa época: coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz. Curadoria Stella Teixeira de Barros, Ricardo Resende; concepção João Carlos de Figueiredo Ferraz; coordenação editorial Rejane Cintrão, Stella Teixeira de Barros; texto João Carlos de Figueiredo Ferraz, Stella Teixeira de Barros; apresentação M. F. do Nascimento Brito. São Paulo: MAM, 2001.
  • RENNÓ, Rosângela. Rosângela Rennó. Texto de Dan Cameron. São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, 1995.
  • TRANSPARÊNCIAS. Curadoria Marcus de Lontra Costa, Denise Mattar; apresentação Helena Severo; fotografia Vicente de Mello; versão em inglês Nicola Lopez. Rio de Janeiro: MAM, 1996. 68 lâms.
  • TRIDIMENSIONALIDADE na arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; colaboração Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli; texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Tadeu Chiarelli, Celso Favaretto. São Paulo: Itaú Cultural, 1997.
  • __________. Anti - cinema: veleidades fotográficas. Apresentação Alícia Duarte Penna. Belo Horizonte: Sala Corpo de Exposições, 1989.
  • __________. Instalações de Rosângela Rennó: humorais, realismo fantástico. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Galeria do IBEU Copacabana, 1994.
  • __________. Rosângela Rennó. Apresentação Felipe Chaimovich; texto Paulo Herkenhoff. São Paulo: Edusp, 1998. 197 p. il. (Artistas da Usp, 9).
  • __________. Rosângela Rennó: cicatriz. Texto de Alma Ruiz. Los Angeles: The Museum of Contemporary Art, 1996. (Focus series exhibition Cicatriz).
  • __________. Rosângela Rennó: Curriculum da Artista
  • __________. Vulgo [alias]. Austrália: s.n., 1999.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ROSÂNGELA Rennó. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10376/rosangela-renno>. Acesso em: 23 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7