Título da obra: A Mulher que Perdeu a Memória


Reprodução Fotográfica Rosângela Rennó
Heaven and Hell
,
1994
,
Rosângela Rennó
Reprodução Fotográfica Eduardo Ortega
Rosângela Rennó Gomes (Belo Horizonte, Minas Gerais, 1962). Artista intermídia e fotógrafa. A singularidade da artista está na forma como ela ressignifica a função da fotografia, bem como no jogo que estabelece entre memória e esquecimento, por meio da manipulação de fotografias e objetos recolhidos de arquivos diversos em sua relação com o ambiente expositivo.
Um de seus principais trabalhos focados na questão do anonimato é Imemorial (1994), constituído por fotografias 3 x 4 de operários que trabalham na construção da cidade de Brasília na década de 1950, pesquisadas no Arquivo Público do Distrito Federal. Ao recuperar essas imagens e expô-las em outro contexto sociocultural, Rennó procura despertar não só a empatia pelo sujeito representado, mas também a reflexão sobre um passado muitas vezes esquecido ou silenciado, que constitui sua história.
Segundo Rosemary Gondim, a recontextualização dessas imagens pode “[...] nos levar a conceber visões configuradas a partir de novas narrativas e da produção de subjetividades postas em novas condições de experiência e fruição do público”1. Nesse trabalho de ressignificação, Rosângela Rennó provoca ainda uma reflexão sobre a fotografia enquanto objeto, mais especificamente sobre a função social que se atribui a ela: a de representar a realidade de forma objetiva.
A segunda série, denominada Mulheres, apresenta uma fotografia de uma menina, similar aos registros etnográficos de indígenas, acompanhada de um texto em que a Funai exige de uma empresa o pagamento de indenização a uma garota indígena de 15 anos, estuprada por seus técnicos quando faziam prospecção em terras indígenas. A relação entre imagem e texto remete à violência do colonizador contra o povo indígena no processo de conquista e colonização do Brasil. De acordo com Talita Mendes, “a imagem da fotografia, em estado de desaparição, associada à notícia materializa o apagamento da pluralidade, do outro”2.
Titula-se doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1997. Recebe bolsas da Civitella Ranieri Foundation, de Umbertide, Itália (1995); da Fundação Vitae, de Liechtenstein, Alemanha (1998); e da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, de Nova York (1999). Realiza uma série de exposições individuais, como Insólidos, em Lisboa (2015), e participa de exposições coletivas, como Passado/Futuro/Presente: Arte Contemporânea Brasileira no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em São Paulo (2019).
1. GONDIM, Rosemary Monteiro. IMEMORIAL: fotografia e reconstrução da memória em Rosângela Rennó. Estudos de Sociologia, v. 1, n. 17, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235223/28248.
2. MENDES, Talita. In Oblivionem e o estado de desaparição da imagem: paradigmas de visualidade e escritura. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 11., 2015. Anais… Campinas: Unicamp, 2015. p. 551. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2015/Talita%20Mendes.pdf.
Reprodução Fotográfica Rosângela Rennó
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica Rosângela Rennó
Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato
Reprodução Fotográfica Rosângela Rennó
Reprodução Fotográfica Eduardo Brandão/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica César Duarte/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica Eduardo Ortega/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica Eduardo Ortega
Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica Autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica José Roberto Lobato/Cortesia Galeria Camargo Vilaça
Reprodução Fotográfica Eduardo Ortega
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Frame do vídeo Lagoa de Rosângela Rennó/divulgação
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Galeria de Arte do IAB (Belo Horizonte, MG)
Itaugaleria Belo Horizonte
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Museu do Estado de Pernambuco (MEPE)
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Centro de Vivência da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
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Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Fundação Bienal de São Paulo
Centro de Arte Corpo
Itaú Cultural
Parque Ferial Juan Carlos I
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
BRASIL. Plural y singular. Curadoria Laura Buccellato, Clelia Taricco. Buenos Aires: MAMba, 2000.
RENNÓ, Rosângela. Instalações de Rosângela Rennó: humorais, realismo fantástico. Tradução Stephen Berg. Rio de Janeiro: Galeria do IBEU Copacabana, 1994.
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