Pessoas

Athos Bulcão

Outros Nomes: Athos Bulcão | Atos Bulcão
  • Análise
  • Biografia
    Athos Bulcão (Rio de Janeiro, RJ, 1918 - Brasília, DF, 2008). Pintor e escultor. Em 1939, abandona o curso de medicina para dedicar-se à pintura. Apresentado por Murilo Mendes (1901-1975) ao casal Vieira da Silva (1908-1992) e Arpad Szenes (1897-1985), frequenta o ateliê deles na década de 1940. Em 1945, trabalha como assistente de Candido Portinari (1903-1962) na construção do painel de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Entre 1948 e 1949, vive em Paris com bolsa de estudos concedida pelo governo francês. Realiza cursos de desenho na Académie de La Grande Chaumière e de litografia no ateliê de Jean Pons (1913-2005). De volta ao Rio de Janeiro, ingressa no Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultural (MEC), e realiza ilustração de catálogos e livros. Entre 1952 e 1958, dedica-se à realização de fotomontagens. Desde 1957, quando se integra à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), colabora em projetos do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Realiza, entre outros, o projeto de painéis de azulejos e vitrais para a Igreja Nossa Senhora de Fátima e para o Palácio do Itamaraty, em Brasília, e relevos para o Memorial da América Latina, em São Paulo. Leciona na Universidade de Brasília (UnB), entre 1963 e 1965. Desde a década de 1970, trabalha com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé (1932-2014), criando relevos e elementos arquitetônicos para a rede de hospitais Sara Kubistchek. Em 1993, é criada a Fundação Athos Bulcão, em Brasília.

    Comentário Crítico
    Athos Bulcão, em 1939, abandona o curso de medicina para dedicar-se à pintura. Torna-se amigo de Burle Marx (1909-1994), Carlos Scliar (1920-2001) e Bianco (1918-2013). Ingressa no Serviço de Documentação do MEC, e realiza ilustração de catálogos e livros, entre estes, O Encontro Marcado e A Cidade Vazia, de Fernando Sabino (1923-2004). Desenha capas para as revistas Brasil Arquitetura Contemporânea e Módulo de Arquitetura e para discos e cenários de peças teatrais.

    Em 1952, realiza fotomontagens: recorta imagens fotográficas de origens diversas e monta novos conjuntos, por ele fotografados. Com esse procedimento, obtém unidade de superfície e de tratamento. Suas fotografias surpreendem pela lógica imprevista que surge das imagens associadas. Entre 1954 e 1990, o artista executa séries sobre o carnaval em técnicas diferentes, como a pintura e o relevo policromado.

    No fim da década de 1950, com os preparativos para a transferência da capital para Brasília, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, é requisitado do MEC para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Torna-se um dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura. Trabalha em associação com Oscar Niemeyer e posteriormente com o arquiteto João Filgueiras Lima. Sua obra está ligada aos espaços públicos, entre murais, painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Teatro Nacional Claudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial Juscelino Kubitschek, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubistchek e outros. Em 1971, trabalha com Oscar Niemeyer em projetos na França, Itália e Argélia.

    Bulcão potencializa a arquitetura e trabalha peculiaridades oferecidas pelo espaço projetado, as relações deste com a paisagem e com a natureza, como a incidência da luminosidade solar. Em seus azulejos destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas. Sua obra, inscrita em alguns dos principais edifícios modernos brasileiros, notabiliza-se pelo equilíbrio encontrado nas relações entre arte e arquitetura.

Espetáculos

Exposições

Exibir

Eventos

Fontes de Pesquisa

ARTISTAS do muralismo brasileiro. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1988. 216 p., il. color.

BRASÍLIA: patrimônio cultural da humanidade. Texto Walmir Ayala; fotografia Leandro Sangoi; apresentação Maurício Viotti; coordenação editorial Leila Alves; projeto gráfico Rosane Berman; tradução Angela Brant Ribeiro. Rio de Janeiro: Spala, 1988. 137 p., il. color. ISBN 85-7048-033-4.

BULCÃO, Athos. [Construção e poesia]. Curadoria Marcus de Lontra Costa; texto Marcus de Lontra Costa; tradução Sofia Shellard. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. 50 p., il. color. 1 convite + 1 azulejo.

BULCÃO, Athos. Athos Bulcão. Texto Paulo Herkenhoff. Brasília: Espaço Capital Arte Contemporânea, 1987. 24 p., il. color.

TEMPOS de guerra: Hotel Internacional / Pensao Mauá. Curadoria Frederico Morais; texto Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1986. [136] p., il. p&b. color. (Ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro).

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p., il. p&b., color.

AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. 2. ed. rev. e ampl. , por André Seffrin. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. 428p., il. col.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 559 p., il. p&b., color.

Currículo atualizado

BULCÃO, Athos. Athos Bulcão. Brasília: AM Niemeyer Artinteriores, 1987. 24 p., il. color.

BULCÃO, Athos. Athos Bulcão: 80 anos. São Paulo: Pesp, 1998.

BULCÃO, Athos. Athos Bulcão: uma trajetória plural. Tradução Izabel Murat Burbridge; curadoria Fernando Cocchiarale; fotografia Rui Faquini, Vicente de Mello. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998. 48 p., il., foto color.

CANONGIA, Ligia (Coord.). Arte Foto. Curadoria Ligia Canongia; texto Ligia Canongia, Fernando Cocchiarale, Paulo Herkenhoff, Annateresa Fabris, Glória Ferreira, Tadeu Chiarelli, Arlindo Machado; coordenação editorial Ligia Canongia; design gráfico Sônia Barreto; tradução Paulo Andrade Lemos; fotografia André Andrade, Beto Felicio, Edouard Fraipont, Fábio Ghivelder, Marcelo Arruda, Vicente de Mello; prefácio Ligia Canongia; texto Cezar Bartholomeu; design gráfico Liliane Kemper; fotografia Lena Trindade, Matheus Rocha Pitta. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. 320 p., il. p&b color. ISBN 85-85688-13-0.

CURTI, Ana Helena (Coord.); PRATA, Valéria (Coord.). Apropriações/Coleções. Curadoria Tadeu Chiarelli; apresentação Miguel Jorge; produção Angela Magdalena; texto Helouise Costa, Adriano Pedrosa, Rodrigo Moura, Mario Ramiro, Fernando Cocchiarale, Maria Amélia Bulhões Garcia, Paulo Reis, Tadeu Chiarelli, Moacir dos Anjos, Sandra Rey, Icléia Cattani, Paulo Sérgio Duarte; tradução Izabel Murat Burbridge, Thomas William Nerney, Patrícia Artundo; fotografia Flavio Lamenha, Rogério Ribeiro, Romulo Fialdini; texto Elisa Campos, Adriana Boff, Oriana Duarte, Ana Maria Paulino, Robson de Freitas Pereira; tradução Marcos Piason Natali; fotografia Claudio Brandão, Eduardo Tavares. Porto Alegre, 2002. 147 p., il. p&b color.

REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. IPHAN. Fotografia. nº 27, 1998.

BRASÍLIA: patrimônio cultural da humanidade. Texto Walmir Ayala; tradução Angela Brant Ribeiro. Rio de Janeiro: Spala, 1988. 137 p., il. color.

BULCÃO, Athos. [Construção e poesia]. Curadoria e texto Marcus de Lontra Costa; tradução Sofia Shellard. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. 50 p., il. color. 1 convite + 1 azulejo.

BULCÃO, Athos. Athos Bulcão: uma trajetória plural. Tradução Izabel Murat Burbridge; curadoria Fernando Cocchiarale. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998. 48 p., il., foto color.

CANONGIA, Ligia (coord.). Arte Foto. Curadoria Ligia Canongia; texto Ligia Canongia, Fernando Cocchiarale, Paulo Herkenhoff, Annateresa Fabris, Glória Ferreira, Tadeu Chiarelli, Arlindo Machado, Cezar Bartholomeu; tradução Paulo Andrade Lemos. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2002. 320 p., il. p&b color.

CURTI, Ana Helena (coord.); PRATA, Valéria (coord.). Apropriações/Coleções. Curadoria Tadeu Chiarelli; texto Helouise Costa, Adriano Pedrosa, Rodrigo Moura, Mario Ramiro, Fernando Cocchiarale, Maria Amélia Bulhões Garcia, Paulo Reis, Tadeu Chiarelli, Moacir dos Anjos, Sandra Rey, Icléia Cattani, Paulo Sérgio Duarte, Elisa Campos, Adriana Boff, Oriana Duarte, Ana Maria Paulino, Robson de Freitas Pereira; tradução Izabel Murat Burbridge, Thomas William Nerney, Patrícia Artundo, Marcos Piason Natali. Porto Alegre: Santander Cultural, 2002. 147 p., il. p&b color.

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Edição Raul Mendes Silva. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p., il. p&b., color.

TEMPOS de guerra: Hotel Internacional / Pensao Mauá. Curadoria e texto Frederico Morais. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Banerj, 1986. [136] p., il. p&b. color. (Ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro).