Título da obra: [Sem Título]


Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Retrato de Nonê (Retrato de Oswald de Andrade Filho)
,
1935
,
Anita Malfatti
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti
José Oswald Antônio de Andrade (São Paulo, SP, 1914 - Guarujá, SP, 1972). Pintor, escritor, desenhista, cenógrafo, jornalista, músico, professor. Filho do escritor Oswald de Andrade (1890-1954), torna-se conhecido como Nonê de Andrade. Durante os anos 1920, realiza várias viagens de estudos à Europa e ao Oriente Médio. Em 1924, visita as cidades históricas mineiras na companhia do pai e de amigos, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973) e os escritores Mário de Andrade (1893-1945) e Blaise Cendrars (1887-1961). Volta à Suíça, onde prossegue seus estudos. Retorna definitivamente ao Brasil em 1929. Estuda pintura com Candido Portinari (1903-1962), entre 1931 e 1934, e com Anita Malfatti (1889-1964) e Lasar Segall (1891-1957), entre 1934 e 1936. Nessa época, participa do Clube dos Artistas Modernos (CAM) e colabora no Teatro da Experiência, criado por Flávio de Carvalho (1899-1973). Na década de 1950, integra o Grupo Guanabara, do qual participam, entre outros, Manabu Mabe (1924-1997) e Tikashi Fukushima (1920-2001). Atua ainda como redator do jornal A Gazeta, entre outros, e produz literatura infantil, como O Saci que Fi à Lua". É diretor do Museu de Artes e Técnicas Populares e do Theatro Municipal de São Paulo. Os pesquisadores destacam em sua produção a identificação com os primeiros modernistas brasileiros e a aproximação ao surrealismo. Em 1982, ocorre a exposição Nonê de Andrade, dez anos depois, no Spazio Pirandello, São Paulo. É realizada uma retrospectiva de sua produção no Museu de Arte Contemporânea da Unversidade de São Paulo (MAC/USP), em 1990.
Em Retrato de Waldo, Meu Pai, ca.1950, a figura, concebida com grande simplificação formal, se destaca do plano de fundo em cores escuras. O artista utiliza uma pincelada livre e matérica. Como aponta a arte-educadora Ana Mae Barbosa, um aspecto importante em sua obra é a influência do surrealismo, como em O Avarento, 1968, na qual revela um caráter ao mesmo tempo irônico e sentimental. O artista revela interesse pela produção de Walter Lewy (1905-1995) e de Tarsila do Amaral . Na opinião do historiador da arte Walter Zanini (1925-2013), Oswald de Andrade Filho mantém o espírito fiel à ideologia nacionalista dos primeiros modernistas.
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini
Reprodução fotografica Leonardo Crescenti
Esplanada Hotel
Esplanada Hotel
Galeria Itá (São Paulo, SP)
Galeria Prestes Maia
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Galeria Prestes Maia
Edifício Mariana (Belo Horizonte, MG)
Galeria Prestes Maia
Royal Academy of Arts (RA)
Norwich Castle and Museum
Casa do Estudante (Rio de Janeiro, RJ)
Livraria Brasiliense
Scottish National Gallery
Galeria Itá (São Paulo, SP)
Kelvingrove Art Gallery and Museum
Galeria Itapetininga (São Paulo, SP)
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