Artigo da seção pessoas André Vallias

André Vallias

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / teatro / literatura  
Data de nascimento deAndré Vallias: 1963 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia

André Vallias (São Paulo, São Paulo, 1963). Poeta visual, designer gráfico e produtor de mídia interativa. Forma-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Começa a dedicar-se à poesia visual em 1985, sob a influência de Augusto de Campos e Omar Guedes. De 1987 a 1994, reside na Alemanha, onde inicia atividades sobre mídia digital. Em 1990, atua como co-curador da exposição Transfutur - poesia visual da União Soviética, Brasil e Países de língua alemã, em Kassel, Alemanha, e Berlim. Em 1992, organiza a mostra internacional de poesia feita em computador p0es1e-digitale dichtkunst, em Annaberg-Buchholz, na Alemanha. Em 1994, volta a residir Brasil, no Rio de Janeiro, e dirige a produtora de mídia interativa Refazenda. Tem textos publicados em diversas antologias, entre as quais destacam-se: Media Poetry: an International Anthology (1996) e Céu Acima: Para um tombeau de Haroldo de Campos (2005),  bem como revistas brasileiras e estrangeiras: Piauí, Artéria, Et Cetera, Cacto, Roda, Cortex, Alire, Visible LanguageHigh Quality. Traduz e analisa a obra do poeta alemão Heinrich Heine (1797-1856), na obra Heine Hein? Poeta dos Contrários, publicada em 2011. Ao lado do escritor Eucaraã Ferraz, edita atualmente a revista on-line Errática.

Outras informações de André Vallias:

  • Outros nomes
    • André Vallias de Oliveira Lima
  • Habilidades
    • Poeta visual
    • designer gráfico

Midias (1)

André Vallias - Enciclopédia Itaú Cultural
André Vallias cresceu no meio de uma biblioteca. “Meus pais são intelectuais e eu estava rodeado de livros em diversas línguas”, lembra. O autor começa a escrever norteado pelo conceito de Décio Pignatari, do poeta como designer de linguagem, o que o leva a criar os textos já utilizando diferentes mídias. “A partir disso, adquiro recursos para trabalhar também como designer gráfico”, explica. Sua poesia digital acontece sob a influência dos concretos, e se desenvolve numa produção multimídia. “Me tornei um pioneiro da web, da criação de websites no Brasil, mas tudo a partir de uma atividade poética”, afirma. Durante uma temporada na Alemanha, no início do anos 1990, Vallias passa a explorar softwares que permitem construir peças tridimensionais. “Desse processo, nasceu o conceito de poema como diagrama. Como uma coisa plural, unindo códigos diversos”, diz. “Isso é o mais original da minha colaboração à poesia.”

Realização: Gasolina Filmes
Entrevista: Gabriel Carneiro
Captação, edição e legendagem: Sacisamba
Intérprete: Carol Fomin (terceirizada)
Locução: Júlio de Paula (terceirizado)

Espetáculos (1)

Exposições (16)

Artigo sobre Palavra Imágica

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioPalavra Imágica: 10-1987  |  Data de término | 11-1987
Resumo do artigo Palavra Imágica:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANDRÉ Vallias. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa101493/andre-vallias>. Acesso em: 18 de Out. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7