Artigo da seção pessoas Ana Maria Tavares

Ana Maria Tavares

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deAna Maria Tavares: 1958 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , 1988 , Ana Maria Tavares

Biografia
Ana Maria da Silva Araújo Tavares (Belo Horizonte MG 1958). Escultora. Inicia sua formação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, entre 1977 e 1978. Após esse período, transfere-se para São Paulo, onde cursa licenciatura em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap. Leciona desenho na mesma instituição, entre 1982 e 1984. Freqüenta cursos com Regina Silveira (1939) e Julio Plaza (1938 - 2003), professores que influenciam seu experimentalismo. Entre 1984 e 1986, faz mestrado na The School of The Art Institute of Chicago [Escola do Instituto de Arte de Chicago], Estados Unidos. É marcante sua passagem por essa escola, pois intensifica questões conceituais e impõe novos parâmetros ao desenvolvimento de sua obra. Desde 1993, leciona na graduação do departamento artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, onde obtém título de doutora em 2000, com a tese Armadilhas para os Sentidos: uma Experiência no Espaço-Tempo da Arte. Entre 2002 e 2003, é bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, em Nova York. A partir de 2002, torna-se docente no curso de pós-graduação em poéticas visuais na ECA/USP. Em 2006, realiza a instalação Enigmas de uma Noite com Midnight Daydreams, no Instituto Tomie Ohtake, e desenvolve obra de grande escala para a Bienal de Cingapura.

Comentário Crítico
Ana Maria Tavares inicia sua produção em meio à voga da pintura, no início dos anos 1980. Em 1983, participa da mostra coletiva Pintura como Meio, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP. Suas telas procuram interagir com o espaço circundante: a artista dispõe seus painéis buscando criar ambientes.

Em 1984, muda-se para os Estados Unidos, onde cursa mestrado na The School of The Art Institute of Chicago. Na escola de Chicago, é incentivada a desenvolver um trabalho mais espontâneo e a fazer uso de referências e padrões de industriais. Segundo o crítico de arte Tadeu Chiarelli, com base em sua experiência norte-americana, que vai de 1984 a 1986, a artista radicaliza seu descontentamento com "os espaços limitados das modalidades tradicionais".¹ Algumas instalações dessa época são expostas na Superior Street Gallery, em Chicago. Em 1986, realiza no jardim da Faap a escultura Abrigo para o Sol. Chiarelli considera a obra um marco na trajetória de Ana Tavares, por "estabelecer relações inusitadas com o espaço".² A partir de 1988, a artista busca atribuir uma aparência ainda mais industrial aos trabalhos. Algumas esculturas lembram objetos de design, como móveis, escadas, chicotes e outros.

Na década de 1990, faz instalações importantes. Algumas de suas obras ambientais recriam lugares anódinos, de passagem, como salas de aeroporto, roletas e salas de espera. A artista refaz ambientes que não demonstram qualidades distintivas nos quais as pessoas ficam por pouco tempo. Nesses trabalhos, o espaço é invadido por objetos impessoais e estranhos à galeria de arte.

Notas

1 CHIARELLI, Tadeu. Ana Maria Tavares e o cerco da arte. In: Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 2002. p. 232.

2 Idem. p. 230.

Outras informações de Ana Maria Tavares:

  • Outros nomes
    • Ana Maria da Silva Araújo Tavares
    • Ana Maria da Silva Araújo Tavares Pini
    • Ana Tavares
  • Habilidades
    • Artista visual
    • escultor

Obras de Ana Maria Tavares: (19) obras disponíveis:

Exposições (202)

Artigo sobre Foto/Idéia

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioFoto/Idéia : 04-11-1981  |  Data de término | 30-11-1981
Resumo do artigo Foto/Idéia :

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre Arte & Mulher - Artistas

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArte & Mulher - Artistas : 1982  |  Data de término | 19-09-1982
Resumo do artigo Arte & Mulher - Artistas :

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre Artemicro

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArtemicro: 11-05-1982  |  Data de término | 30-05-1982
Resumo do artigo Artemicro:

Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)

Artigo sobre Artemicro

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArtemicro: 09-06-1982  |  Data de término | 30-06-1982
Resumo do artigo Artemicro:

Cooperativa Diferença

Artigo sobre Artemicro

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArtemicro: 21-06-1982  |  Data de término | 30-06-1982
Resumo do artigo Artemicro:

Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Artigo sobre Arte na Rua

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArte na Rua: 1983  |  Data de término | 1983
Resumo do artigo Arte na Rua:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Artigo sobre Pintura como Meio

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioPintura como Meio: 08-1983  |  Data de término | 1983
Resumo do artigo Pintura como Meio:

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP)

Todas as exposições

Eventos relacionados (6)

Artigo sobre Arco

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArco: 02-2000  |  Data de término | 2000
Resumo do artigo Arco:

Parque Ferial Juan Carlos I

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (36)

  • CHIARELLI, Tadeu. Ana Maria Tavares e o cerco da arte. In: ______. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos, 2002. p. 230.
  • AO cubo. São Paulo: Paço das Artes, 1997. s.p. il.
  • ARNAUD, Raquel (coord.), CIMINO, Fabio (coord.). Eduardo Sued, Nuno Ramos, Frida Baranek. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1993. 4 p. il. p.b.
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/96. São Paulo: MAM, 1996. 45 p., il. p&b color.
  • ARTE híbrida. Rio de Janeiro: Funarte, 1989. 44 p., il. color, p&b.
  • ARTE suporte computador. Organização Solange Lisboa e Antonio Ruete. São Paulo: Casa das Rosas, 1997.
  • BARROS, Stella Teixeira de. Ana Maria Tavares. Galeria: revista de arte, n. 23, p. 49-53.
  • BIENAL BRASIL SÉCULO XX, 1994, São Paulo, SP. Bienal Brasil Século XX: catálogo. Curadoria Nelson Aguilar, José Roberto Teixeira Leite, Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli, Maria Alice Milliet, Walter Zanini, Cacilda Teixeira da Costa, Agnaldo Farias. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1994.
  • BIENAL DE HABANA, 7., 2000, Habana. Séptima Bienal de Habana. Coordenação Lourdes Ricardo Suaréz. Habana: Centro de Arte Contemporâneo Wifredo LAM, 2000. 462 p., il. color.
  • BRASIL: la nueva generación. Tradução Maria Elvira Iriarte. Caracas: Fundación Museo de Bellas Artes, 1991. il. color.
  • CENNI, Roberto (coord.). Território expandido. Prêmio Multicultural Estadão 1999. Apresentação Danilo Santos de Miranda, Roberto C. Mesquita. São Paulo: Sesc, 1999. paginação irregular, il. color.
  • CENTRO CULTURAL LIGHT (RIO DE JANEIRO, RJ). Horizonte reflexivo. Curadoria Eduardo Brandão, Lisette Lagnado; versão em inglês Stephen Berg. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 1998.
  • CITY canibal. Curadoria Vitória Daniela Bousso. São Paulo: Paço das Artes, 1998.
  • COLLECTION. Apresentação Fábio Cimino, Luciana Brito; tradução Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Galeria Brito Cimino, s.d. 2f. dobradas,9 lâms., il. color.
  • CREAM 3: contemporary art in culture. London: Phaidon, 2003. 448 p., il. color.
  • DOIS. Apresentação Luciana Brito, Fábio Cimino. São Paulo: Galeria Brito Cimino, s.d.
  • HERKENHOFF, Paulo (org.); PEDROSA, Adriano (org.). Marcas do corpo, dobras da alma. São Paulo: Takano, 2000.
  • III. Apresentação Luciana Brito, Fábio Cimino; tradução Thomas Karsten. São Paulo: Galeria Brito Cimino, 2000.
  • LEME, Shirley Paes (coord.). Arte na cidade. Apresentação Shirley Paes Leme. Uberlândia: UFU, 1995. [18] p., il. p&b.
  • MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. Curadoria Aracy Amaral, Frederico Morais, Roberto Pontual, Marie-Odile Briot. São Paulo: MAM; Paris: Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, 1988.
  • MUSEU DE ARTE MODERNA (SÃO PAULO, SP). Arte brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo: doações recentes 1996-1998. Curadoria Tadeu Chiarelli. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998.
  • O ESPÍRITO da nossa época: coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz. Curadoria Stella Teixeira de Barros, Ricardo Resende; versão em inglês Thomas William Nerney, Izabel Murat Burbridge. São Paulo: MAM, 2001.
  • O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p., il. color.
  • PINTURA como meio. São Paulo: MAC/USP, 1983. , il., p&b.
  • POLÍTICAS de la diferencia, arte iberoamericano fin de siglo. [Valência]: Generalitat Valenciana, 2001. 686 p., il. color.
  • PRÊMIO Brasília de Artes Plásticas 1990. Brasília: Museu de Arte de Brasília, 1990. , s. il.
  • SALÃO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS, 11., 1989, Rio de Janeiro, RJ. 11º Salão Nacional de Artes Plásticas. Coordenação Leila Cristina Teles. Rio de Janeiro: Funarte, 1989. [112] p., il. color.
  • SAMAD, Daniella Elgul. A Produção Plástica dos anos 80 e 90 no repertório de Ana Maria Tavares e Iran do Espírito Santo. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, 2002.
  • SEMANA FERNANDO FURLANETTO, 2., 1999, São João da Boa Vista, SP. 2ª Semana Fernando Furlanetto. Curadoria Fritz. São João da Boa Vista: Prefeitura Municipal, 1999.
  • SESC (SÃO PAULO, SP). Metal e suas liga-ações. Apresentação Lídia Tolaba, Devanilson Furlan. São Paulo, 1996. 9 p. il. color.
  • TAVARES, Ana Maria. Ana Maria Tavares. Tradução Jan Field. São Paulo: Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 1991. folha dobrada, il., foto p.b.
  • TAVARES, Ana Maria. Objetos e interferências. Apresentação Fábio Magalhães. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1982. il. p.b.
  • TAVARES, Ana Maria. [Currículo da Artista]. Enviado em: 29/01/2013.
  • TELLES, Claudio (coord.), CABRAL, Eduardo (coord.). Quatro mestres escultores brasileiros contemporâneos: arte e espaço urbano : quinze propostas. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 1996. 104 p., il. p&b.
  • TRIDIMENSIONALIDADE: arte brasileira do século XX. Texto Annateresa Fabris, Fernando Cocchiarale, Celso Favaretto, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais; apresentação Ricardo Ribenboim; colaboração Annateresa Fabris, Tadeu Chiarelli. São Paulo: Itaú Cultural: Cosac & Naify, 1999. 264 p. 
  • YAMAGISHI, Harumi (org.). Foto/Idéia. Texto Harumi Yamagishi. São Paulo: MAC, 1987. 63p. il., p.b.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANA Maria Tavares. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10078/ana-maria-tavares>. Acesso em: 17 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7