Artigo da seção eventos Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra

Artigo da seção eventos
Teatro  
Data de inícioViagem ao Centro da Terra: 06-11-1992
Local de realização: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Tipo do evento: espetaculo

Espetáculo montado em 1992 no atual túnel Presidente Jânio Quadros, no Ibirapuera, no período em construção, proposta inovadora de Ricardo Karman e Otávio Donasci, que trabalham com o conceito de expedição e performance.

Preparado durante um ano e meio, a realização pouco tem a ver com os padrões de um teatro convencional. Aproveitando o túnel desativado sob o Rio Pinheiros, planejado para interligar duas áreas de São Paulo, Ricardo Karman e Otávio Donasci transformam este espaço em locação para sua criação.  

Do roteiro constam evocações de grandes epopéias, como Homero, Camões, Dante, e Gilgamesh, destinadas a gerarem situações insólitas, surpreendentes, desafiando a lógica dos eventos. Na explicação dos autores, a realização é concebida como uma expedição, havendo a introdução do conceito de "público-herói", em que o espectador é "participante" considerado protagonista, enquanto os atores e atrizes são os coadjuvantes, denominados "performers". O conflito entre as cenas existe não entre dois atores mas entre participantes e performers.

A "expedição", concretamente, é uma travessia por experiências originais e desconhecidas, processualmente criadas como um work in progress e costuradas em um roteiro de locais e ações. O objetivo é fazer os participantes ouvirem uma narração e posteriormente vivenciarem, dentro do possível, algumas das emoções vividas pelos personagens da fábula. A atriz e modelo Luciana Vendrami é o destaque entre os intérpretes.

A crítica Mariângela Alves de Lima assim sintetiza a realização: "Os espectadores percorriam a pé um longo trajeto, imersos na escuridão e amassando a lama, onde encontravam cenas fragmentadas de diferentes narrativas épicas. Iniciando-se na pré-história do gênero através de um homem que narrava um trecho do Gilgamesh, prosseguia em direção à Divina Comédia, deparava-se com fragmentos de Os Lusíadas e de outras criações igualmente portentosas. Depois de tudo reemergiam para a superfície sob a vigilância de uma videocriatura, ou seja, de uma personagem cuja cabeça era encimada por uma narrativa gravada em vídeo".1

Notas

1. LIMA, Mariângela Alves de. O teatro paulista. Sete Palcos, Coimbra, Portugal, n. 3, set. 1998. p. 29-34. 

Ficha Técnica do evento Viagem ao Centro da Terra:

Fontes de pesquisa (2)

  • LIMA, Mariangela Alves de. O teatro paulista. Sete Palcos, Coimbra, Portugal, n. 3, set. 1998.
  • SALOMÃO, Marici. São Paulo ganha teatro a 12 metros de profundidade. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 4 set. 2001. Caderno 2.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • VIAGEM ao Centro da Terra. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento392053/viagem-ao-centro-da-terra>. Acesso em: 13 de Nov. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7