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Artigo sobre Fragmentos da Vida

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoFragmentos da Vida: 1929
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Resumo do artigo Fragmentos da Vida:

Análise Fragmentos da Vida (1929), de José Medina (1894-1980) é uma adaptação livre de um conto do escritor norte-americano O. Henry (1862-1910) 1 . Traz a história de dois vagabundos que vivem de pequenos golpes nas ruas da cidade de São Paulo. Na infância, um deles presencia a morte do pai, um operário da construção civil, que cai de um andaime. Antes de morrer, o pai aconselha a

Artigo sobre Aleluia, Gretchen!

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAleluia, Gretchen!: 1976
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Resumo do artigo Aleluia, Gretchen!:

Análise Aleluia, Gretchen! é o terceiro longa-metragem de Sylvio Back (1937) , tem roteiro do próprio diretor, com a colaboração de Manoel Carlos Karam (1947) , e coprodução da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme). O filme narra a saga de 40 anos de uma família de imigrantes que chega ao Brasil, em 1937, após um de seus integrantes, o democrata Ross, divergir do partido nacional

Artigo sobre Gaijin, Caminhos da Liberdade

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGaijin, Caminhos da Liberdade: 1979
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Resumo do artigo Gaijin, Caminhos da Liberdade:

Análise Gaijin, Caminhos da Liberdade o primeiro longa-metragem de Tizuka Yamazaki (1949) , é uma realização do Centro de Produção e Comunicação (CPC) e tem financiamento da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme). É considerado o primeiro filme brasileiro de ficção a ter como tema a imigração japonesa no Brasil, pois E a Paz Volta a Reinar , longa-metragem ficcional dirigido por

Artigo sobre Pixote, a Lei do mais Fraco

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoPixote, a Lei do mais Fraco: 1980
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Resumo do artigo Pixote, a Lei do mais Fraco:

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980) é o terceiro longa-metragem de Hector Babenco (1946-2016) . Retrata a trajetória de um garoto de 11 anos, apelidado Pixote, do momento em que é enviado a um reformatório até a experiência vivenciada por ele e mais três colegas após a fuga da instituição. Trata da infância marginalizada e da decadência de instituições regeneradoras em tom de denúncia. O

Artigo sobre O Escorpião Escarlate

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Escorpião Escarlate: 1990
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Resumo do artigo O Escorpião Escarlate:

Análise O Escorpião Escarlate é o terceiro longa-metragem do cineasta Ivan Cardoso (1952), com roteiro do escritor Rubens Francisco Lucchetti (1930). É inspirado em dois seriados radiofônicos de sucesso nos anos 1950: As Aventuras do Anjo , criado, produzido e protagonizado por Álvaro Aguiar (1926-1988) para a Rádio Nacional, entre 1948 e 1965; e O Escorpião Escarlate ( 1956 ), escrito

Artigo sobre Aitaré da Praia

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAitaré da Praia: 1925
Resumo do artigo Aitaré da Praia:

Análise Aitaré da Praia , de Gentil Roiz, faz parte do “Ciclo do Recife” 1 e é o resultado do encontro entre o cinegrafista Edison Chagas e o ourives e fã de cinema Gentil Roiz, que dominava noções básicas de técnica e escrevia roteiros de filmes de aventura. Juntos, fundam a Aurora-Film, a primeira e mais importante produtora do Ciclo. Aitaré da Praia é um drama situado no

Artigo sobre Braza Dormida

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBraza Dormida: 1928
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Resumo do artigo Braza Dormida:

Análise Braza Dormida , de Humberto Mauro (1897-1983) , faz parte do ciclo de filmes de Cataguases, um movimento cinematográfico ocorrido nos anos 1920, dentro dos chamados "ciclos regionais" do cinema brasileiro silencioso. Diferentemente das primeiras experiências de Mauro, Braza Dormida marca a presença forte da cidade e seus hábitos e, sobretudo, a incorporação definitiva de um jeito

Artigo sobre Barro Humano

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBarro Humano: 1929
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Resumo do artigo Barro Humano:

Barro Humano , de Adhemar Gonzaga (1901-1978) , é produção da Cinédia que põe em prática os ideais da  Cinearte , principal revista que busca realizar cinema no Brasil nos moldes norte-americanos. Sua cenografia, seus intérpretes e seu estilo o tornam um dos filmes mais sofisticados do período, ao lado de  Sangue Mineiro , de Humberto Mauro (1897-1983) , e de  Fragmentos da Vida

Artigo sobre O Homem que Virou Suco

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Homem que Virou Suco: 1980
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Resumo do artigo O Homem que Virou Suco:

Análise Após dirigir alguns documentários sobre o processo migratório na São Paulo dos anos 1970 - como Migrantes (1972) e Caso Norte (1977) -, João Batista de Andrade (1939) aborda esse tema no longa-metragem O Homem que Virou Suco (1980), uma produção da empresa Raiz Produções Cinematográficas em parceria com a hoje extinta Empresa Brasileira de Filmes S/A - (Embrafilme). No

Artigo sobre Noite Vazia

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNoite Vazia: 1964
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Resumo do artigo Noite Vazia:

Análise Noite Vazia é o sexto filme do cineasta Walter Hugo Khouri (1929-2003) e por ele considerado como o ponto decisivo de sua carreira. A despeito das inquietações filosóficas e psicológicas que preocupam o realizador desde a década de 1950 e que só agora tomam conta da cena de Noite Vazia , os trabalhos anteriores de Khouri podem ser vistos como esboços de um autor à procura de um

Artigo sobre As Amorosas

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAs Amorosas: 1967
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Resumo do artigo As Amorosas:

Análise Depois de  Noite Vazia  (1964), acirram-se as críticas contra e a favor do cineasta Walter Hugo Khouri (1929-2003) : de um lado, altíssimo nível técnico-artístico, inteligência e transcendência filosófica; em outro plano, alienação pequeno-burguesa, arte pela arte ou formalismo sem conteúdo, ambas as posições tentando delimitar a sua obra, principalmente logo após o

Artigo sobre Garrincha, Alegria do Povo

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGarrincha, Alegria do Povo: 1962
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Resumo do artigo Garrincha, Alegria do Povo:

Em 1962, após retornar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos, onde entra em contato com os irmãos Maysles e as técnicas do cinema direto, Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) é convidado pelo produtor Luiz Carlos Barreto (1928) a dirigir um documentário sobre o jogador de futebol Garrincha (1933-1983). Considerando oportuno realizar um filme sobre futebol no mesmo ano em que a seleção

Artigo sobre O Padre e a Moça

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Padre e a Moça: 1965
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Resumo do artigo O Padre e a Moça:

Análise O Padre e a Moça é escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) . Com Helena Ignez (1939) e Paulo José (1937) no elenco e fotografia de Mário Carneiro (1930-2007) . Inspirado no poema O Padre, a Moça , de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) , o filme é o primeiro longa-metragem de ficção de Joaquim Pedro, que já havia chamado a atenção da crítica com o

Artigo sobre Guerra Conjugal

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGuerra Conjugal: 1975
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Resumo do artigo Guerra Conjugal:

Guerra Conjugal (1975) é o quarto longa-metragem ficcional dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988). Depois do drama romântico rural O Padre e a Moça (1965), da literatura modernista em Macunaíma (1969) e do teatro histórico brechtiano em Os Inconfidentes (1972), o diretor aborda a comédia burguesa em chave erótica, aventurando-se no terreno da pornochanchada, gênero que no

Artigo sobre Jango

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoJango: 1984
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Resumo do artigo Jango:

O documentário Jango (1984) , de Silvio Tendler (1950) , narra a história política do presidente João Goulart (1919-1976), deposto pelo Golpe de Estado de 1964. Tendler trabalha por três anos com entrevistas 1 para o filme e com a montagem de um conjunto de imagens de arquivo que soma 100 horas . O diretor, que começa a rodar Jango em 1981, pouco depois da estreia de Os Anos JK:

Artigo sobre Os Anos JK

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoOs Anos JK: 1979  |  Data de término da criação 1980
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Resumo do artigo Os Anos JK:

Os Anos JK - Uma Trajetória Política , com produção da Terra Filmes e distribuição da extinta Empresa Brasileira de Filmes S.A.(Embrafilme), é o primeiro longa-metragem dirigido por Silvio Tendler (1950) e trata da trajetória da vida pública e pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, falecido em 1976, em decorrência de um acidente de carro na Rodovia Dutra. O documentário é narrado por

Artigo sobre Aopção ou As Rosas da Estrada

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAopção ou As Rosas da Estrada: 1981
Resumo do artigo Aopção ou As Rosas da Estrada:

Filme dirigido por Ozualdo Candeias, iniciado com recursos do próprio diretor, é realizado por uma equipe que trabalha sem remuneração, e com o cineasta acumulando diversas funções, entre elas a de fotógrafo, montador e ator. De acordo com o produtor Virgilio Roveda, parte da película utilizada está vencida e é recolhida por ele e Candeias de uma produtora da Boca do Lixo. O conturbado processo

Artigo sobre A Margem

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Margem: 1967
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Resumo do artigo A Margem:

A Margem (1967) , de Ozualdo Candeias, é realizado em um esquema de cooperativa, tendo por sócios iniciais Ozualdo Candeias e Michel Saddi, sociedade rompida durante as filmagens, sobrando nas mãos do cineasta paulista a tarefa de finalizar e lançar o filme. O orçamento é bastante limitado e os atores trabalham de graça, esperando pelo dinheiro que seria recebido com a exibição. Trata-se do

Artigo sobre Triste Trópico

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoTriste Trópico: 1974
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Resumo do artigo Triste Trópico:

Triste Trópico , dirigido por Arthur Omar (1948) , é o primeiro longa-metragem do cineasta, produzido pela Melopeia Cinematográfica. Dá continuidade a discussões já presentes no seu curta-metragem Congo (1972), tais como o questionamento das relações estabelecidas pelo documentário com a cultura brasileira e o contato entre cineastas e o povo. O filme não se enquadra em nenhuma das duas

Artigo sobre Bang Bang

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBang Bang: 1971
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Resumo do artigo Bang Bang:

Análise Bang Bang é dirigido por Andrea Tonacci (1944-2016) e produzido pela Total Filmes, em 1971, com recursos da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo. Filmado em Belo Horizonte, este primeiro longa-metragem do diretor retoma com mais rigor traços anunciados no curta Olho por Olho , de 1966. Destacam-se a perambulação em longas viagens sem destino e a grande quantidade de cenas em