Obras e Cinema

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Artigo sobre As Amorosas

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAs Amorosas: 1967
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Resumo do artigo As Amorosas:

Análise Depois de  Noite Vazia  (1964), acirram-se as críticas contra e a favor do cineasta Walter Hugo Khouri (1929-2003) : de um lado, altíssimo nível técnico-artístico, inteligência e transcendência filosófica; em outro plano, alienação pequeno-burguesa, arte pela arte ou formalismo sem conteúdo, ambas as posições tentando delimitar a sua obra, principalmente logo após o

Artigo sobre Garrincha, Alegria do Povo

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGarrincha, Alegria do Povo: 1962
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Resumo do artigo Garrincha, Alegria do Povo:

Em 1962, após retornar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos, onde entra em contato com os irmãos Maysles e as técnicas do cinema direto, Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) é convidado pelo produtor Luiz Carlos Barreto (1928) a dirigir um documentário sobre o jogador de futebol Garrincha (1933-1983). Considerando oportuno realizar um filme sobre futebol no mesmo ano em que a seleção

Artigo sobre O Padre e a Moça

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Padre e a Moça: 1965
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Resumo do artigo O Padre e a Moça:

Análise O Padre e a Moça é escrito e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988) . Com Helena Ignez (1939) e Paulo José (1937) no elenco e fotografia de Mário Carneiro (1930-2007) . Inspirado no poema O Padre, a Moça , de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) , o filme é o primeiro longa-metragem de ficção de Joaquim Pedro, que já havia chamado a atenção da crítica com o

Artigo sobre Guerra Conjugal

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoGuerra Conjugal: 1975
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Resumo do artigo Guerra Conjugal:

Guerra Conjugal (1975) é o quarto longa-metragem ficcional dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988). Depois do drama romântico rural O Padre e a Moça (1965), da literatura modernista em Macunaíma (1969) e do teatro histórico brechtiano em Os Inconfidentes (1972), o diretor aborda a comédia burguesa em chave erótica, aventurando-se no terreno da pornochanchada, gênero que no

Artigo sobre Jango

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoJango: 1984
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Resumo do artigo Jango:

O documentário Jango (1984) , de Silvio Tendler (1950) , narra a história política do presidente João Goulart (1919-1976), deposto pelo Golpe de Estado de 1964. Tendler trabalha por três anos com entrevistas 1 para o filme e com a montagem de um conjunto de imagens de arquivo que soma 100 horas . O diretor, que começa a rodar Jango em 1981, pouco depois da estreia de Os Anos JK:

Artigo sobre Os Anos JK

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoOs Anos JK: 1979  |  Data de término da criação 1980
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Resumo do artigo Os Anos JK:

Os Anos JK - Uma Trajetória Política , com produção da Terra Filmes e distribuição da extinta Empresa Brasileira de Filmes S.A.(Embrafilme), é o primeiro longa-metragem dirigido por Silvio Tendler (1950) e trata da trajetória da vida pública e pessoal do ex-presidente Juscelino Kubitschek, falecido em 1976, em decorrência de um acidente de carro na Rodovia Dutra. O documentário é narrado por

Artigo sobre Aopção ou As Rosas da Estrada

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAopção ou As Rosas da Estrada: 1981
Resumo do artigo Aopção ou As Rosas da Estrada:

Filme dirigido por Ozualdo Candeias, iniciado com recursos do próprio diretor, é realizado por uma equipe que trabalha sem remuneração, e com o cineasta acumulando diversas funções, entre elas a de fotógrafo, montador e ator. De acordo com o produtor Virgilio Roveda, parte da película utilizada está vencida e é recolhida por ele e Candeias de uma produtora da Boca do Lixo. O conturbado processo

Artigo sobre A Margem

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Margem: 1967
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Resumo do artigo A Margem:

A Margem (1967) , de Ozualdo Candeias, é realizado em um esquema de cooperativa, tendo por sócios iniciais Ozualdo Candeias e Michel Saddi, sociedade rompida durante as filmagens, sobrando nas mãos do cineasta paulista a tarefa de finalizar e lançar o filme. O orçamento é bastante limitado e os atores trabalham de graça, esperando pelo dinheiro que seria recebido com a exibição. Trata-se do

Artigo sobre Triste Trópico

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoTriste Trópico: 1974
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Resumo do artigo Triste Trópico:

Triste Trópico , dirigido por Arthur Omar (1948) , é o primeiro longa-metragem do cineasta, produzido pela Melopeia Cinematográfica. Dá continuidade a discussões já presentes no seu curta-metragem Congo (1972), tais como o questionamento das relações estabelecidas pelo documentário com a cultura brasileira e o contato entre cineastas e o povo. O filme não se enquadra em nenhuma das duas

Artigo sobre Bang Bang

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBang Bang: 1971
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Resumo do artigo Bang Bang:

Análise Bang Bang é dirigido por Andrea Tonacci (1944-2016) e produzido pela Total Filmes, em 1971, com recursos da Comissão Estadual de Cinema de São Paulo. Filmado em Belo Horizonte, este primeiro longa-metragem do diretor retoma com mais rigor traços anunciados no curta Olho por Olho , de 1966. Destacam-se a perambulação em longas viagens sem destino e a grande quantidade de cenas em

Artigo sobre Viagem ao Fim do Mundo

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoViagem ao Fim do Mundo: 1967
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Resumo do artigo Viagem ao Fim do Mundo:

Análise Viagem ao Fim do Mundo , segundo longa-metragem dirigido por Fernando Coni Campos (1933-1988) , o filme leva três anos para ser finalizado, por conta de dificuldades de produção. Possui elementos que o distinguem como um dos precursores imediatos do Cinema Marginal, ou Udigrúdi, em particular a assimilação irreverente de diversas referências da cultura de massa e a anticonvencional

Artigo sobre Lavoura Arcaica

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoLavoura Arcaica: 2001
Resumo do artigo Lavoura Arcaica:

Análise Lavoura Arcaica (2001) é o primeiro longa-metragem de Luiz Fernando Carvalho (1960) . Com roteiro escrito pelo diretor, baseia-se na obra homônima do escritor Raduan Nassar (1935) , publicada em 1975. O longa é rodado no distrito de São José das Três Ilhas, em Belmiro Braga, cidade mineira da Zona da Mata. O filme centra a narrativa numa família de imigrantes libaneses no

Artigo sobre Terra Estrangeira

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoTerra Estrangeira: 1995
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Resumo do artigo Terra Estrangeira:

Terra Estrangeira é a segunda realização ficcional de Walter Salles (1956) e primeiro longa-metragem codirigido com Daniela Thomas (1959). Fotografada em preto e branco por Walter Carvalho (1947), a obra é filmada em três países de continentes diferentes: Brasil, Portugal e Cabo Verde. O filme dialoga com um momento importante da história contemporânea do país e do cinema nacional. Em 1990, o

Artigo sobre Asa Branca, um Sonho Brasileiro

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoAsa Branca, um Sonho Brasileiro: 1981
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Resumo do artigo Asa Branca, um Sonho Brasileiro:

Análise Primeiro longa-metragem do cineasta Djalma Limongi Batista (1947). Forma-se em cinema na primeira turma da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Após trabalhar como fotógrafo still e realizar curtas e médias, Djalma levanta recursos com a Embrafilme para um longa-metragem ficcional sobre um jogador de futebol. Trata-se de Asa Branca, um Sonho

Artigo sobre Boleiros - Era uma Vez o Futebol

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBoleiros - Era uma Vez o Futebol: 1998
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Resumo do artigo Boleiros - Era uma Vez o Futebol:

Análise Boleiros - Era uma Vez o Futebol , de Ugo Giorgetti, é um filme de baixo orçamento, realizado com equipe técnica reduzida e regular. Ambientado na cidade de São Paulo, aborda os interesses diferentes das classes sociais, a exploração do trabalho e o desprezo generalizado pelo passado. Giorgetti, que também é cronista de futebol, se inspira na história do futebol paulista para contar

Artigo sobre Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoDragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro: 1969
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Resumo do artigo Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro:

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro  (1969) é o primeiro longa-metragem a cores de  Glauber Rocha (1939-1981 ), com sucesso de crítica. A princípio, é censurado,  pelo governo do General Emílio Garrastazu Médici (1905-1985), mas a pressão dos diversos prêmios internacionais que recebe libera-o depois do Ato institucional n. 5 (AI-5). Rodado na cidade de

Artigo sobre Central do Brasil

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoCentral do Brasil: 1998
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Resumo do artigo Central do Brasil:

Análise Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles (1956), é um dos filmes fundamentais da chamada retomada do cinema brasileiro, com repercussão internacional e premiado em diferentes festivais. As questões sociais da violência, da migração, do analfabetismo, da religião e da pobreza são representadas no percurso das personagens. Dora [Fernanda Montenegro (1929)],

Artigo sobre Presença de Anita

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoPresença de Anita: 1951
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Resumo do artigo Presença de Anita:

Análise Primeiro longa-metragem da Cinematográfica Maristela, uma das empresas produtoras que, no início da década de 1950, acompanha o impulso da industrialização do cinema paulista, cujo símbolo mais ambicioso é a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. De pretensões mais modestas, a Maristela de igual modo propõe um cinema de “qualidade”, que se contrapõe às chanchadas cariocas, mas dentro

Artigo sobre O País de São Saruê

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO País de São Saruê: 1971
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Resumo do artigo O País de São Saruê:

Análise Primeiro documentário em longa-metragem de Vladimir Carvalho (1935). A filmagem, iniciada em 1966, graças ao apoio de Antônio Mariz (1937-1995), prefeito de Sousa, Paraíba, é interrompida pelas chuvas no vale do rio do Peixe, que altera a esperada paisagem de seca da região. Com o acréscimo de novas gravações efetuadas no ano seguinte, monta-se uma primeira versão, ainda em 16 mm e com

Artigo sobre Crioulo Doido

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Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoCrioulo Doido: 1973
Resumo do artigo Crioulo Doido:

Primeiro longa-metragem do cineasta Carlos Alberto Prates Correia (1941). Sua produção se viabiliza graças ao programa Fundo pró-Cinema, sistema de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O programa é criado nos finais da década de 1960, com a finalidade de ativar um polo cinematográfico para filmes de longa duração, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Segundo