Cinema

(506) artigos disponíveis
Apresentação do conteúdo em Grid Grid
Apresentação do conteúdo em Lista Lista
Limpar Filtros

Artigo sobre Braços Cruzados, Máquinas Paradas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBraços Cruzados, Máquinas Paradas: 1979
Autores da obra:

Resumo do artigo Braços Cruzados, Máquinas Paradas:

Análise O movimento operário independente e combativo que ressurge em São Paulo a partir de 1978 e articula as primeiras greves de trabalhadores desde o golpe militar [1] encontra um aliado neste documentário à margem dos mecanismos tradicionais de produção. As diversas manifestações que se espraiam pelas indústrias da capital e do ABC paulista são registradas em filmes, como Greve! e

Artigo sobre Cidade Baixa

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoCidade Baixa: 2005
Autores da obra:
Resumo do artigo Cidade Baixa:

Análise Cidade Baixa é o segundo longa metragem realizado por Sérgio Machado (1968) . É sua primeira obra de ficção, após sua estreia como diretor com o documentário Onde a terra acaba (2001), uma biografia do cineasta Mario Peixoto. É o 11⁰ filme brasileiro mais assistido em 2005, atingindo a marca de 100 mil espectadores 1 . Seu título faz referência à parte baixa da cidade de

Artigo sobre O Olho Mágico do Amor

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Olho Mágico do Amor: 1981
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Olho Mágico do Amor:

Primeiro de três longas-metragens realizados pela dupla de cineastas Ícaro Martins (1954) e José Antônio Garcia (1955-2005), formados pelo curso de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O filme é realizado dentro do sistema de produção da Boca do Lixo, tendo a Olympus Filmes, de Adone Fragano (1923-2014), como produtora. O Olho Mágico do Amor ( 1981 )

Artigo sobre A Rainha Diaba

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Rainha Diaba: 1974
Autores da obra:
Resumo do artigo A Rainha Diaba:

Análise A Rainha Diaba  é o segundo longa-metragem dirigido por Antônio Carlos da Fontoura (1939). A burguesia carioca, tema de seu filme anterior Copacabana me Engana (1968), é substituída aqui por um mergulho na marginalidade. A partir das ideias de Fontoura, Plínio Marcos (1935-1999) , escreve um argumento inspirado em figuras e fatos reais que conheceu na região portuária de

Artigo sobre A Hora da Estrela

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Hora da Estrela: 1985
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo A Hora da Estrela:

Análise Com financiamento da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e produção da Raiz Produções Cinematográficas, A Hora da Estrela é o primeiro longa-metragem dirigido por Suzana Amaral (1928) , uma adaptação da obra homônima da escritora Clarice Lispector, publicada em 1977. O filme narra a trajetória de Macabéa (Marcélia Cartaxo) , migrante nordestina de 19 anos, órfã de pai e

Artigo sobre Nunca Fomos Tão Felizes

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNunca Fomos Tão Felizes: 1984
Autores da obra:
Resumo do artigo Nunca Fomos Tão Felizes:

Análise Nunca Fomos tão Felizes é o primeiro longa-metragem dirigido por Murilo Salles, cuja carreira cinematográfica começa na direção de fotografia em filmes como A Estrela Sobe (1974) e Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), ambos realizados por Bruno Barreto (1955) . Livre adaptação do conto Alguma Coisa Urgentemente , do escritor João Gilberto Noll, Nunca Fomos tão Felizes se

Artigo sobre Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoProezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz: 1967
Autores da obra:
Resumo do artigo Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz:

Análise Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz é o primeiro longa-metragem de Paulo Gil Soares. Trata-se de um filme de ficção que dá continuidade ao estudo da cultura sertaneja, tema este tratado nos documentários anteriores do diretor, como Memória do Cangaço (1964).  Em tom de comédia, Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz apresenta a história de um vilarejo

Artigo sobre Noites Paraguayas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoNoites Paraguayas: 1982
Autores da obra:

Resumo do artigo Noites Paraguayas:

Análise Noites Paraguayas é o primeiro longa-metragem do cineasta Aloysio Raulino (1947-2013) , conhecido na década de 1970 pela realização de documentários de curtas metragens. Produzido pela Atalante Produções Cinematográficas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da extinta Empresa Brasileira de Filmes S.A. (Embrafilme), o longa faz parte de um conjunto de

Artigo sobre Mulher, Mulher

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoMulher, Mulher: 1978  |  Data de término da criação 1979
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Mulher, Mulher:

Análise Mulher, Mulher , dirigido por Jean Garrett (1947-1996) , é o terceiro filme do cineasta produzido por Manoel Augusto Cervantes, da Maspe Filmes. Segundo informações de Nuno César Abreu 1 , o filme é uma produção típica da Boca do Lixo paulista. Cervantes financiava o filme até o final das filmagens, quando então, negociava o acabamento e o seu lançamento junto aos distribuidores.

Artigo sobre São Paulo Sociedade Anônima

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoSão Paulo Sociedade Anônima: 1965
Autores da obra:
Resumo do artigo São Paulo Sociedade Anônima:

Análise São Paulo Sociedade Anônima é dirigido e roteirizado por Luiz Sergio Person (1936-1976), cineasta que inicia sua carreira no gênero cômico e que, entre 1961 e 1963, estuda no Centro Sperimentale di Cinematografia [Centro Experimental de Cinema] de Roma, onde é influenciado pelo cinema moderno Europeu. Ao retornar ao Brasil e fundar sua primeira produtora, a Socine Produções

Artigo sobre A Força dos Sentidos

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Força dos Sentidos: 1979
Autores da obra:
Resumo do artigo A Força dos Sentidos:

Análise Sétimo filme do diretor e fotógrafo Jean Garrett (1946-1996) , A Força dos Sentidos  é produzido dentro do sistema da Boca do Lixo, em São Paulo, pela Kinema Filmes, do produtor e também diretor Cláudio Cunha (1946-2015) . O longa, assim como a grande parte da obra de Garrett, é um drama erótico, que também se filia ao horror e ao suspense. Em A Força dos Sentidos , fica

Artigo sobre A Marvada Carne

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Marvada Carne: 1985
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo A Marvada Carne:

A Marvada Carne (1985) é o primeiro longa de André Klotzel (1959) . Produção da Tatu Filmes, que trabalha em sistema de cooperativa, no qual os participantes são acionistas do filme, também teve verba da Embrafilme. É um dos representantes do jovem cinema paulista dos anos 1980, denominado de cinema da vila. Assim como outras realizações de ex-alunos da Escola de Comunicações e Artes da

Artigo sobre Banana is my Business

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoBanana is my Business: 1995
Autores da obra:

Resumo do artigo Banana is my Business:

Análise Carmen Miranda – Bananas is my Business , de David Meyer e Helena Solberg (1942), é um documentário sobre a cantora e atriz Carmen Miranda (1909-1955) que desponta na música popular brasileira na década de 1930, para depois fazer sucesso nos Estados Unidos – na Broadway e em Hollywood. Coproduzido pela Corporation for Public Broadcasting (CPB), pelo Public Broadcasting Service (PBS)

Artigo sobre O Pagador de Promessas

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Pagador de Promessas: 1962
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Pagador de Promessas:

Análise O Pagador de Promessas , filme dirigido por Anselmo Duarte (1920-2009) é uma adaptação de texto teatral homônimo de Dias Gomes (1922-1999) , uma produção da Cinedistri filmada na Bahia entre agosto e setembro de 1961. Para o papel principal, Duarte escala o ator Leonardo Vilar (1923) , que protagoniza a encenação da peça teatral em São Paulo, em 1960. No elenco principal,

Artigo sobre A Dama do Cine Shangai

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Dama do Cine Shangai: 1988
Autores da obra:
Resumo do artigo A Dama do Cine Shangai:

Análise A Dama do Cine Shanghai é dirigido por Guilherme de Almeida Prado (1954) . Em entrevista contida no material de divulgação do filme, o diretor revela ter buscado uma história que "fosse tão complicada que deixaria de ser uma história", tanto que a trama da obra tem menos importância. Tudo começa quando Lucas [ Antônio Fagundes (1949) ], um corretor de imóveis (referência a

Artigo sobre O Quarto

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Quarto: 1968
Autores da obra:
Resumo do artigo O Quarto:

Análise O Quarto é o segundo longa-metragem escrito e dirigido por Rubem Biáfora  (1922-1996) , que se notabiliza como crítico de cinema, atividade que exerce no jornal O Estado de S. Paulo, dos anos 1950 à década de 1980. Biáfora privilegia, como crítico, um estilo afinado com os melhores exemplos dos grandes autores do cinema de Hollywood ou os cineastas modernos não dispostos a

Artigo sobre O Beijo da Mulher Aranha

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Beijo da Mulher Aranha: 1985
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo O Beijo da Mulher Aranha:

O Beijo da Mulher Aranha (1985) é o quarto filme de ficção de Hector Babenco (1946-2016) , produzido entre 1984 e 1985, durante uma crise do cinema brasileiro. O encarecimento dos ingressos devido à alta inflação do período e a redução do número de espectadores colocam em xeque o modelo de financiamento estatal. Para ampliar o circuito de exibição, alguns filmes brasileiros começam a falar

Artigo sobre A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoA Hora e a Vez de Augusto Matraga: 1965
Autores da obra:
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo A Hora e a Vez de Augusto Matraga:

Análise Dirigido por Roberto Santos (1928-1987) , baseado no conto homônimo de Guimarães Rosa (1908-1967) , o filme reúne música original de Geraldo Vandré (1935) , fotografia de Hélio Silva (1959) , montagem de Silvio Reinoldi, diálogos de Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006) e interpretação de Leonardo Villar (1923) (Augusto Matraga), Flávio Migliaccio (1934) (Quim

Artigo sobre O Anjo Nasceu

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoO Anjo Nasceu: 1969
Autores da obra:
Resumo do artigo O Anjo Nasceu:

Análise O Anjo Nasceu (1969), dirigido por Julio Bressane é realizado ao mesmo tempo em que Matou a Família e Foi ao Cinema (1969), com o qual forma um dístico que marca a ruptura do cineasta com o Cinema Novo, movimento que até então participa, Bressane passa assim a ser identificado ao Cinema Marginal.  O Anjo Nasceu acompanha a trajetória de dois marginais: Santamaria [ Hugo

Artigo sobre Sargento Getúlio

Artigo da seção obras
Temas do artigo: Cinema  
Data de criaçãoSargento Getúlio: 1978  |  Data de término da criação 1983
Imagem representativa do artigo
Legenda da imagem representativa do artigo:

Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Resumo do artigo Sargento Getúlio:

Análise Sargento Getúlio , dirigido por Hermano Penna, é a versão cinematográfica do romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) , publicado em 1971 e contemplado com o Prêmio Jabuti no ano seguinte. O filme nasce como parte de um projeto intitulado "Momentos da Moderna Literatura Brasileira", que consiste em fazer, com modestos recursos financeiros, adaptações cinematográficas de